As dez mais antigas e ainda hoje praticadas Religiões no Mundo
Segunda-feira, 14 de Maio de 2007
Conclusão

De acordo com os argumentos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir que a introdução é verdadeira.

É imprescindível relembrar que religião deriva da palavra latina "religio", mas desconhece-se ao certo que relações estabelece religio com outros vocábulos. Aparentemente no mundo latino anterior ao nascimento do cristianismo, religio referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.

Em virtude do que foi mencionado, façamos uma breve síntese do principal tema do trabalho: “As dez mais antigas e ainda hoje praticadas no mundo”. Comecemos pelo Paganismo. O Paganismo é, em verdade, um termo designado, formalmente, à caracterização de alguma religião que representa a ausência de um profeta. O Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu, e é a mais antiga das três religiões monoteístas, tem Deus como um criador activo no universo. O Zoroastrismo é considerado como a primeira manifestação de um monoteísmo ético e, de acordo com os historiadores da religião, algumas das suas concepções viriam a influenciar o Judaísmo, Cristianismo e mesmo o Islão. O Xintoísmo é a religião tradicional japonesa, estritamente ligada à sua cultura e ao seu modo de vida, além disso, constitui um conjunto de crenças e práticas religiosas de tipo animismo. O Taoísmo é uma tradição que dialogando com o seu tradicional contraste, o confucionismo, modelou a vida chinesa por mais de 2000 anos, enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação sócio-cultural pelas instituições, linguagem e praticas culturais. O Hinduísmo é um conjunto de tradições religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano, abrange várias crenças, práticas e denominações religiosas. O Budismo encontra-se, ainda hoje, em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. O Confucionismo é um sistema filosófico chinês e, entre as suas preocupações, incidem sobre a moral, a política, a pedagogia e a religião. O Cristianismo é a maior religião mundial e é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, os cristãos acreditam que Jesus é o Messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo.

O estudo científico da religião é actualmente realizado por várias disciplinas das ciências sociais e humanas. A História das Religiões, nascida na segunda metade do século XIX, estuda a religião recorrendo aos métodos da investigação histórica. Ela estuda o contexto cultural e político em que determinada tradição religiosa emergiu.

Está assim terminado o nosso trabalho que esperamos que seja útil e esclarecedor para os futuros visitantes deste blog.

     


Sinto-me:

Publicado por areligiao às 21:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

A Religião e o Homem
Pesquisar neste blog
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
17
18

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub