As dez mais antigas e ainda hoje praticadas Religiões no Mundo
Segunda-feira, 14 de Maio de 2007
Taoísmo

    A origem do Taoísmo ou pelo menos dos seus princípios fundamentais é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tse (velho mestre) um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C. . Sendo contemporâneo de Confúcio também Lao Tse viveu numa época de extrema tirania e violência a que se opunha ferozmente isto, levou-o a abandonar um cargo governativo que ocupava e a dirigir-se para a fronteira com o Tibete, rezam as lendas que quando se preparava para a atravessar a fronteira foi reconhecido por um amigo da guarda imperial que lhe disse que só o deixaria passar se Lao Tse escrevesse os seus ensinamentos num livro. Após três dias Lao Tse dirigiu-se ao amigo e entregou-lhe um livro a que chamou Tao te Ching (O caminho e princípios morais) no qual ensinava uma filosofia de vida ao povo. Após isto o guarda deixou passar Lao Tse que nunca mais voltaria à China.

    Surgia assim o livro sagrado do posteriormente designado Taoísmo mas que nesta época apenas representava um livro com ensinamentos para a vida.

    O Taoísmo religioso propriamente dito, apenas surgiu no decorrer do século II a.C. com um discípulo de Lao Tse a desenvolver e proliferar os ensinamentos do mestre com inúmeras obras criadas ao longo da vida que deram verdadeiramente início à religião formando o Cânon do Taoísmo, esta religião passou então a ser conhecida como uma religião politeísta e anti-intelectual que leva o Homem a contemplar e aceitar as leis da Natureza sem tentar compreender o porquê de acontecerem, o como se manifestam, ou a forma de as evitar ou atenuar.

   Pensa-se que estes ensinamentos de Lao Tse são em parte uma reacção contra o Confucionismo que prosperava naquela época e em que se ensinavam as pessoas a terem uma vida exemplar numa sociedade disciplinada onde se dedicassem aos ritos e suas tarefas específicas em oposição o Taoísmo ensinava que as pessoas deveriam evitar todo o tipo de obrigações e convívios sociais, levar uma vida simples e voltada para a Natureza se estes princípios se contradizem têm outros bastantes semelhantes sobretudo nos rituais e que serão demonstrados mais à frente.

 A doutrina básica desta religião resume-se às “Três Jóias” compaixão moderação e humilhação, sendo a bondade, a simplicidade e a delicadeza também, importantes virtudes do Taoísmo.

    Segundo os ensinamentos da religião o Tao é tido como o Deus criador e é considerado a única fonte do Universo sendo eterno e determinante de todas as coisas, consideram também que todo o Mundo é constituído pelos elementos opostos Yang (o bem, o masculino) e o Yin (o mal, o feminino) e que a harmonia só pode ocorrer quando há um equilíbrio entre estas duas forças no homem estando assim em comunhão com o Tao. 

    Entre as práticas religiosas do Taoísmo encontram-se:

         O Culto aos ancestrais e outras divindades naturais (muitas destas divindades foram em vida pessoas que detiveram grandes poderes e realizaram heróicos feitos); a estas divindades são oferecidos alimentos e orações em troca das suas bênçãos. Alguns exemplos das divindades mais veneradas são: Shou  Hsing (deus da longevidade), Lu Hsing (deus da riqueza) e Fu Hsing (deus da felicidade);

         Os rituais de exorcismo onde os sacerdotes dirigem rituais públicos durante os quais eles submetem as orações do povo aos deuses e onde o sacerdote principal se encontra em transe e se dirige a outras divindades para pedir bênçãos para o povo e tenta com dádivas expulsar os demónios da terra;

a alquimia onde os monges através de ervas, plantas específicas e orações aos espíritos fabricam medicamentos para fins de cura de inúmeras doenças e expulsão de espíritos maus;

         Por fim o último rito das crenças taoistas é o culto da magia onde se procura por meio de orações e interferências de espíritos a realização de fenómenos inexplicáveis entre eles o fenómeno da adivinhação.

    Actualmente o Taoísmo está dividido em dois ramos o filosófico que se diz ateísta e leva o homem ao exercício dos instintos e da imaginação e o ramo religioso que é politeísta, idolatra e exotérico (consulta os mortos), possui escrituras sagradas sacerdócio hereditário e templos e desde o século V d.C. que incorporou a crença no céu e no inferno e a veneração a Lao Tse.

    Conta actualmente com mais de 3 mil monges e inúmeros templos sobretudo em Hong-Kong e tem mais de 20 milhões de adeptos em todo o Mundo.                                    

Respostas rápidas sobre o Taoísmo

1.    Quem fundou esta religião?

Lao Tse (velho mestre), um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C.

 

 

2.    Qual o livro sagrado do Taoísmo?

Tao te Ching (o caminho e os princípios morais) que começou por ser um livro que ensinava uma filosofia de vida.

 

 

3.    Quando surgiu propriamente dito o Taoísmo religioso?

Surgiu no século II a.C. através de um discípulo de Lao Tse que proliferou os ensinamentos do mestre com inúmeras obras ao longo da vida e que deram origem ao Cânon Taoista.

 

 

4.    O que defende o Taoísmo?

Que as pessoas se devem abster de todas as obrigações e convívios sociais e levar uma vida simples voltada para a Natureza. Pensa-se que surgiu em oposição ao Confucionismo que defendia uma vida em favor da comunidade.

 

 5.    Quais as principais virtudes defendidas por esta religião?

 As Três jóias, compaixão moderação e humilhação. São ainda virtudes importantes a bondade, a delicadeza e a simplicidade.

 

 

6.    Que práticas religiosas possui o Taoísmo?

   O culto ao Tao tido como o deus criador do Universo, o culto aos ancestrais e a inúmeras divindades naturais, os rituais de exorcismo e o culto da magia para a criação de medicamentos e para a prática da adivinhação.

 



Publicado por areligiao às 19:55
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Foda-se a 27 de Setembro de 2012 às 11:56
Homes barbudos me dão tesão


Comentar post

A Religião e o Homem
Pesquisar neste blog
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
17
18

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub