As dez mais antigas e ainda hoje praticadas Religiões no Mundo
Sábado, 19 de Maio de 2007
Introdução
Quase tão antigos como o próprio Homem são os cultos religiosos. Surgidos aquando do desenvolvimento cognitivo do Homem acompanharam desde sempre a sua evolução, na busca de alguem ou alguma coisa que pudesse explicar os mistérios do Mundo.
No trovão e nos ecos dos seus próprios gritos o acreditaram ouvir as vozes dos deuses; no delírio e na fúria incontrolada daqueles que eram acometidos de epilepsia e distúrbios mentais pensaram estar diante de poderes demoníacos; na caça abundante, na chuva fecunda e na generosidade da natureza acreditou estar perante as bênçãos dos céus, os nossos primitivos antepassados descobriram então Deus e tornaram-se religiosos, a partir desta veneração e como forma de afirmação social de poder num grupo surgiram as primeiras divisões sociais com o topo do poder a pertencer aos membros do grupo “especializados” no contacto com o divino, com os deuses da natureza, surgia então o Paganismo.
Mais tarde e à medida que as sociedades dos grandes rios (Nilo, Eufrates, Tigre e Amarelo) iam evoluindo, entre o 4º e 2º milénio, a.C. foram-se desenvolvendo novos sistemas de crenças religiosas que foram evoluindo até formarem os primeiros códigos religiosos, verdadeiros códigos de vida, e que muitas das vezes eram a base política, social e económica de vastos impérios, já que explicavam em função do politeísmo e da adoração de ídolos com características humanas animais e detentores de poderes extraordinários, os vários acontecimentos registados, o significado da vida humana e a justificação do poder do soberano. São exemplos destas situações o Império egípcio, o Persa e as Civilizações Mesopotâmicas (cuja a religião zoroastra apresentaremos neste trabalho) entre outros.
 Por volta de 1800 a.C. surgia uma nova “ordem” religiosa primeiros na pessoa de Abraão, em que se defendia o monoteísmo entre outras “novidades”, a este profeta atribuem-se a fundação das três principais religiões monoteístas (o Judaísmo, o Cristianismo e posteriormente o Islamismo); e paralelamente no outro extremo do Mundo surgiam também segundo os contextos de vida das populações outras doutrinas religiosas, que detiveram e ainda detêm muita influência na Ásia a nível político e social, referimo-nos à formação do Budismo, do Hinduísmo do Confucionismo e do Taoísmo.
É no âmbito destes cultos que iremos desenvolver o tema do trabalho “As 10 mais antigas e ainda hoje praticadas religiões no Mundo”.  


Publicado por areligiao às 18:43
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

A Religião e o Homem
Pesquisar neste blog
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
17
18

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


contador de visitas
Contador Web
blogs SAPO
subscrever feeds