As dez mais antigas e ainda hoje praticadas Religiões no Mundo
Segunda-feira, 14 de Maio de 2007
Hinduísmo

  O hinduísmo pode ser definido como um conjunto de ritos, princípios, e práticas que vieram para a Índia por volta do ano 2 500 a.C. trazidos pelos vedas e foram sendo inicialmente transmitidos oralmente de geração a geração até finalmente serem transcritos. Hinduísmo tem carácter histórico, pois a sua utilização deriva-se de hindu a denominação dada pelos persas e gregos aos povos que habitavam as margens do riu Sindhu – actual Indus. Posteriormente sob o domínio inglês, a fé deste povo foi denominada “Hinduism” em português Hinduísmo.

A trindade Hindu Brahma (centro), Vishnu (esquerda) e Shiva (direita)

  O hinduísmo não possui todos os atributos para ser definido como uma religião (fundador, hierarquia, liturgia e dogmas), mas é praticado e seguido por mais de 85% da população Índia (sendo para estes muito mais que uma religião). Por sinal, a palavra hinduísmo deriva de hindu, que foi a denominação dada por persas e gregos aos povos que moravam nas margens do rio Sindhu. A característica singular da fé hindu é a sua universalidade, pois é respeita e reconhece todas as formas de culto e de fé, atribuindo valor aos profetas e ícones das outras religiões.

   Os fundadores da religião estão contidos nos quatro livros sagrados, os vedas, que em sânscrito quer dizer conhecimento, e são: o Rig-veda; o Sama-veda; o Yajur-veda e o Athara-veda (estes livros contêm hinos, ritos, e preces que são compostos em duas partes: a parte do trabalho e a do conhecimento), há também os Upanishads, que são considerados como a essência original dos vedas e este é o mais sagrado de todos os livros.

  Embora possua um vasto panteão de divindades, o hinduísmo possui uma trindade principal que é composta por Brahma, Vishnu, e Shiva (criação, preservação e destruição) – ao contrário do que a maioria pensa, a religião dos vedas não é politeísta, pois todos os deuses e deusas são na verdade manifestações do Deus uno ou verdade suprema que é Brahma. Para os hindus (Brahma) é uma só, que abrange tudo e todos, caracterizando o panteísmo desta religião. Segundo os ensinamentos hinduístas o mundo material em que vivemos é uma mera ilusão, em que Maya (a ilusão), faz parecer real para enganar os homens e fazê-los sofrer.

Shiva

         O hinduísmo ensina que os homens possuem uma alma eterna e indestrutível (atma), que faz parte de Brahma, e que todos devem trabalhar para alcançarem a liberdade (moksha) e voltarem para Brahma. Esta libertação é alcançada através da quebra do ciclo de existências sucessivas (samsara), ou seja, o homem a cada existência, através do conjunto das suas acções (karma), constrói a sua próxima existência, enquanto o homem não conseguir alcançar o nirvana (estado de plenitude e de conhecimento de si mesmo e do universo) o homem após a morte retorna para uma nova existência, que pode ser na forma de homem ou de animal (metempsicose).

         A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): p caminho do conhecimento (Jnana Marga), o caminho da devoção (Bhakti Marga) e o caminho das obras rituais (karma marga), dentro deste contexto estimula a prática de Yoga, que é uma forma de subjugar o corpo à alma, assim como de unir a alma individual (atma) a alma universal (brahma), e a meditação transcendental como formas de elevação espiritual que podem ajudar o homem a alcançar a iluminação e a liberdade do mundo ilusório, além destes, são importantes também a oração, e o ascetismo (libertação dos aspectos materiais do mundo). 

 
 
Respostas rápidas sobre o Hinduísmo


 
 
1 – Quando é que o Hinduísmo foi visto pela primeira vez?
   No ano de 2 500 a.C.
 
2 - Em que local?
         Na Índia
 
3 – Porque que o Hinduísmo não pode ser definido como uma religião?
         Não possui fundador, hierarquia, liturgia e dogmas
 
4 – Qual a distribuição de praticantes desta religião?
         A maioria dos seguidores está na Índia onde 85% da população total é Hindu tem no entanto seguidores em todo o Mundo.
 
5 – Qual a principal característica da fé hindu?
         Universalidade
 
6 – Quais os livros sagrados da religião?
         Upanishads, Rig-veda, Sama-veda, Yajur-veda e Athara-veda
 
7 – Quais as principais trindades do hinduísmo?
         Brahma (criação), Vishnu (preservação) e Shiva (destruição). Apesar desta trindade o Hinduísmo não é politeísta, pois considera que tudo vem do Brahma e por exemplo Vishnu e Shiva fazem parte desse deus superior
 
8 – O que é que o hinduísmo ensina ?
         Que o Homem possui uma alma eterna e indestrutível
 
9 – Quais os três caminhos possíveis para alcançar a libertação?
         Caminho do conhecimento, da devoção e das obras rituais.

 



Publicado por areligiao às 20:01
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

A Religião e o Homem
Pesquisar neste blog
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
16
17
18

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


contador de visitas
Contador Web
blogs SAPO
subscrever feeds